O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa às 11h desta quinta-feira, 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro, da cerimônia de reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso. O serviço faz parte da rede de urgência e emergência da capital e do estado do Rio, atendendo usuários em estado grave ou que exijam cuidados especializados. Fechada desde 2020, a nova emergência conta com 50 leitos em dois espaços, adulto e pediátrico, divididos por complexidade: sala vermelha, amarela e verde. O serviço é gerido pela Central de Regulação do SUS.
A cerimônia marca, ainda, a retomada plena da capacidade total do hospital, que passou de 412 para 423 leitos disponíveis à população. Em outubro de 2024, antes do início da administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), 218 leitos estavam fechados. Outra novidade é a reativação do Centro de Diagnóstico por Imagem, com a disponibilização de exames de ultrassonografia e de um novo equipamento de raio-x de alta precisão.
A retomada plena do HFB faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio.
CREDENCIAMENTO – Os profissionais de veículos de imprensa interessados em acompanhar o evento deverão solicitar o credenciamento até as 20h desta quarta-feira (5), no sistema da Presidência da República. Em caso de aprovação, deverão retirar as credenciais no local do evento, das 9h à 10h.
Serviço
Reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso – Rio de Janeiro
Data: quinta-feira, 6 de fevereiro
Horário: 11h
Local: Hospital Federal de Bonsucesso, Rio de Janeiro. O acesso à imprensa será pela Av. Londres, altura do número 517
Credenciamento de imprensa