O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira, 30 de dezembro, ao meio-dia, para o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan. Em chamada que durou cerca de 30 minutos, deram seguimento às tratativas recentes entre os dois países sobre temas da agenda bilateral.
Ambos recordaram a participação do príncipe herdeiro, Xeique Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, na Cúpula do G20, ocasião em que foi assinado Memorando de Entendimento para promover investimentos dos Emirados Árabes Unidos em projetos estratégicos no Brasil.
Lula agradeceu pelo convite para participar do World Governments Summit em Dubai (11 a 12 de fevereiro de 2025), cuja participação definirá oportunamente.
VISITA AO BRASIL – O presidente brasileiro reiterou convite ao seu homólogo emirático para que realize em 2025 visita ao Brasil, que será a primeira de um chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos ao país.
Lula destacou ainda o entusiasmo no Mercosul com relação às negociações de uma Parceria Econômica Abrangente com os Emirados Árabes Unidos e manifestou o empenho do Brasil junto aos demais países do bloco para que essa Parceria seja concluída nos próximos meses.