O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, às 15h, para o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, para tratar de temas da agenda bilateral.
O presidente destacou que as relações Brasil-Arábia Saudita estão em um excelente momento e que o Conselho de Coordenação Brasileiro-Saudita, criado em novembro último, vai fortalecer o diálogo entre os dois países. Também agradeceu pela adesão da Arábia Saudita à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O príncipe herdeiro cumprimentou o presidente pela exitosa Cúpula do G20 no Rio de Janeiro e manifestou sua satisfação com a evolução da parceria entre os dois países, em especial no setor de energia.
O presidente confirmou que recebeu relato muito positivo do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que se encontra em viagem a Riade, sobre as possibilidades de cooperação bilateral.
Lula destacou que o fluxo de comércio está crescendo em volume e valor e que a Arábia Saudita já é o maior parceiro do Brasil no Oriente Médio. Indicou o objetivo de diversificar esse intercâmbio com produtos de maior valor agregado, com vistas a fortalecer as cadeias de valor entre os dois países.
O presidente renovou convite ao príncipe herdeiro para visitar o Brasil em 2025, a fim de retribuir a recepção que lhe foi oferecida em Riade em novembro de 2023.