Presidente celebra assinatura de contrato da BR-381: “Estrada da vida”

“Eu sei da angústia do povo de Minas Gerais para que a gente possa consertar essa estrada. Eu disse que a gente ia fazer essa rodovia parar de ser chamada de estrada da morte e começar a ser chamada de estrada da vida”. A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, em Brasília, resume a importância estratégica da assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. 

Eu sei da angústia do povo de Minas Gerais para que a gente possa consertar essa estrada. Eu disse que a gente ia fazer essa rodovia parar de ser chamada de estrada da morte e começar a ser chamada de estrada da vida”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Importante corredor logístico para escoamento de produtos industriais, a rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, e interliga o estado com São Paulo e Espírito Santo. Isso resulta em intenso fluxo de caminhões, ônibus, veículos leves e, ao longo do  tempo, em degradação. Três tentativas de leilão desde 2021 foram frustradas. Em 2024, um projeto de concessão da atual gestão federal mudou a situação

A partir de agora, a rodovia será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai receber R$ 10 bilhões em investimentos em 30 anos. O trecho, com 303 km, tem início em Belo Horizonte e segue até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares. Lula reforçou a importância dos novos modelos de concessões rodoviárias, que beneficiam diretamente os usuários, especialmente em relação à redução dos custos de pedágio. No primeiro ano da nova concessão, não haverá cobrança. 

“Estávamos acostumados a concessões em que o governador vendia praticamente a estrada aos empresários e jogava o preço no pedágio. Qual a novidade agora? É que não tem outorga. O empresário não tem que pagar para o estado gastar dinheiro em outras coisas. Sem outorga, o objetivo único é fazer com que o usuário seja o beneficiário e pague um pedágio menor”, disse. 

DETALHAMENTO – O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que o projeto envolve uma lista de melhorias e integra uma série de iniciativas que fazem do Brasil um dos locais do mundo com maior quantidade de investimentos em infraestrutura viária. “São 106 quilômetros de duplicação, 83 de faixas adicionais, melhorias em todas as travessias urbanas. Todas essas travessias terão melhorias, passarelas, as vias serão duplicadas. Onde a cidade não aguenta, a pista vai passar por fora da cidade para transformar a rodovia existente numa pista local, com menor fluxo”, pontuou. 

MELHORIAS O projeto de readequação prevê 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros e 23 passarelas. Serão instalados pontos de atendimento ao usuário e Bases do Serviço Operacional para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via. A expectativa é de que a concessão beneficie 4 milhões de pessoas que vivem na região e promova 83,5 mil empregos diretos e indiretos. 

100 DIAS – O plano inicial dos 100 dias concentra-se na reabilitação da rodovia, com ênfase na segurança e em melhorias visíveis aos usuários. Entre as ações previstas estão o reparo de pavimento, incluindo tapa-buracos e correções pontuais, a recuperação da sinalização vertical e horizontal, a roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e manutenção e reforço do sistema de iluminação.

INTELIGÊNCIA – O diretor presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, Marco Aurélio Barcelos, afirmou que a rodovia representa a vitória da inteligência sobre os desafios da vida. “O que fazemos aqui assinando este contrato tão aguardado é “renomear” a BR-381 como Rodovia da Virtude, Rodovia do Sucesso, Rodovia da Cidadania, Rodovia do Emprego, Rodovia da Vida. A BR-381 já havia sido levada a leilão outras tantas vezes sem sucesso, e foi o time que o presidente compôs que permitiu que entrássemos em uma nova era para a regulação das concessões”. 

COMPROMISSO – A fala foi reforçada pelo ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União. Ele frisou que a obra serve para dar emprego, gerar renda e mudar a economia do país, e lembrou que 2025 será um ano de muitas entregas. “Nós temos muitas rodovias nesse Brasil que, lamentavelmente, geram morte e tristeza. O TCU está aqui para dividir com os senhores essa emoção de mais uma entrega, mas também para definir novos caminhos e esperanças para esse Brasil”, registrou. 

21 MUNICÍPIOS Os 21 municípios que fazem parte da malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento: Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão dos Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque, Periquito e Governador Valadares. 

FACILIDADES – A concessionária oferecerá pedágio gratuito no primeiro ano e, em seguida, Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e opção de pagamento automático para motoristas, por meio de TAGs. “Até outubro de 2024, sem todas essas licitações e obras, as estradas de Minas já estavam classificadas como 58% boas em apenas um ano e dez meses de governo. É com dedicação, eficiência e buscando soluções que conseguiremos reconstruir o país”, finalizou o ministro Rui Costa (Casa Civil). 

22.01.2025 - Cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381
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