Samuel Pinheiro Guimarães foi um dos mais importantes diplomatas da sua geração, com um extenso currículo de serviços prestados ao Brasil. Entre as diversas funções que exerceu, atuou como secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores entre 2003 e 2009, além de Ministro Chefe de Assuntos Estratégicos entre 2009 e 2010, e Alto-Representante Geral do Mercosul entre 2011 e 2012.
Vice-presidente da Embrafilme na gestão Celso Amorim – amigo e parceiro de toda uma vida – foi obrigado a deixar o cargo por conta do impacto do filme “Pra Frente Brasil”, uma crítica contundente à tortura de presos políticos no país durante a ditadura militar.
Ao longo da vida defendeu o desenvolvimento, a democracia e as causas populares, resistindo a diversas tentativas de interferência externa no nosso país e atuando para uma política externa ativa e altiva, na promoção dos interesses e da soberania brasileira.
Foi autor de artigos e livros, como “Quinhentos Anos de Periferia” e “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”, onde registrou e compartilhou suas reflexões sobre geopolítica e o lugar do Brasil nas relações internacionais.
Tive o prazer e a honra de conviver e trabalhar com Samuel nos meus dois primeiros mandatos como presidente da República e depois como ex-presidente. Nesse momento de despedida, meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, alunos e colegas de Samuel Pinheiro Guimarães.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República