Samuel Pinheiro Guimarães, embaixador

Samuel Pinheiro Guimarães foi um dos mais importantes diplomatas da sua geração, com um extenso currículo de serviços prestados ao Brasil. Entre as diversas funções que exerceu, atuou como secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores entre 2003 e 2009, além de Ministro Chefe de Assuntos Estratégicos entre 2009 e 2010, e Alto-Representante Geral do Mercosul entre 2011 e 2012.

Vice-presidente da Embrafilme na gestão Celso Amorim – amigo e parceiro de toda uma vida – foi obrigado a deixar o cargo por conta do impacto do filme “Pra Frente Brasil”, uma crítica contundente à tortura de presos políticos no país durante a ditadura militar.

Ao longo da vida defendeu o desenvolvimento, a democracia e as causas populares, resistindo a diversas tentativas de interferência externa no nosso país e atuando para uma política externa ativa e altiva, na promoção dos interesses e da soberania brasileira.

Foi autor de artigos e livros, como “Quinhentos Anos de Periferia” e “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”, onde registrou e compartilhou suas reflexões sobre geopolítica e o lugar do Brasil nas relações internacionais.

Tive o prazer e a honra de conviver e trabalhar com Samuel nos meus dois primeiros mandatos como presidente da República e depois como ex-presidente. Nesse momento de despedida, meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, alunos e colegas de Samuel Pinheiro Guimarães.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República

Adicionar aos favoritos o Link permanente.