Presidente celebra resultado do CPNU, que amplia diversidade no serviço público

Divisão regional dos aprovados
Divisão regional dos aprovados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o resultado do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As 6.640 vagas da seleção para 21 órgãos e entidades foram disputadas por quase um milhão de candidatos, de 5.555 dos 5.571 municípios do país, e o resultado contempla 908 cidades nas cinco regiões e um perfil amplamente diversificado.

Em postagem em seus perfis nas redes sociais, o presidente deu as boas vindas aos futuros servidores públicos. “Parabéns a todas e todos aprovados. O Brasil ganha novos servidores e servidoras, que vão contribuir para o crescimento do nosso país. O Governo Federal está de portas abertas para vocês”, disse ele.

Em entrevista coletiva durante a tarde, a ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) afirmou que a divulgação do resultado é um marco de um processo inovador, no qual a quantidade de pessoas negras, indígenas e com deficiência aprovada superou o percentual da reserva de cotas. As pessoas negras representaram 18,8% dos inscritos e 24,5% dos selecionados. Os indígenas representaram 0,46% dos inscritos, e 2,29% dos aprovados. As pessoas com deficiência somaram 2,06% dos inscritos e foram 6,79% dos aprovados. 

“Nas três categorias, tivemos pessoas que passaram na ampla concorrência, além das que entraram pelas cotas. O quantitativo foi superior ao das cotas, demonstrando algo que queríamos muito, fazer com que a cota fosse um piso e não um teto, e ao mesmo tempo ampliar a inclusão de pessoas, dando diversidade ao serviço público”, pontuou.

 

DESCENTRALIZADO – O perfil das pessoas aprovadas e classificadas reflete o desafio assumido de realizar a prova em 228 cidades. Quase 1 milhão de pessoas, de 5.555 municípios, participaram.  A descentralização teve, justamente, a intenção de facilitar a participação de brasileiras e brasileiros de todo o país e garantir diversidade regional. 

REGIONAL– A região Sudeste lidera em número de aprovados, com 32,9%. O Nordeste concentra 26% dos aprovados, seguido pelo Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, com 25,6%. No Sul, a taxa de aprovação foi de 9,8%, enquanto a região Norte registrou o percentual de 5,6%. “Todos os estados têm aprovação com resultados bem significativos, inclusive um desses resultados foi o Rio Grande do Sul, demonstrando a importância do adiamento inicial (das provas), garantindo que todos pudessem fazer o concurso juntos”, lembrou a ministra.

FAIXA ETÁRIACom relação à faixa etária, 70% das pessoas aprovadas têm entre 25 e 40 anos e 46% têm entre 25 e 35 anos. O perfil mostra ainda a aprovação de 63% de homens e 37% de mulheres. 

COMPROMETIMENTOAlém da diversidade, o Concurso Público Nacional Unificado evidencia um comprometimento maior dos futuros servidores, já que a maioria das candidatas e candidatos foram aprovados ou classificados no cargo de sua preferência, ou seja, no cargo escolhido como primeira opção. Do total, 47,97% garantiram vaga em sua primeira opção, enquanto 17,45% conquistaram a aprovação na segunda escolha. “Estamos ansiosos para que vocês cheguem logo aqui no Governo Federal. Estamos precisando muito dessa colaboração de vocês. Parabéns a todas as pessoas aprovadas e a todas que participaram. Foi uma grande inovação que fizemos e estamos muito felizes com o resultado”, disse a ministra, nesta terça-feira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.