O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta terça-feira (18/2), às 13h15, com o presidente da França, Emmanuel Macron, para tratar de temas da agenda global e bilateral.
Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do país com a promoção da paz e com a defesa da democracia. Macron reconheceu a importância da contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia.
Os dois mandatários reiteraram a importância de uma solução para a guerra que inclua a participação de todas as partes envolvidas no conflito. Ambos acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema.
O presidente francês também reiterou seu apoio à realização da COP-30, em Belém. Os dois presidentes se comprometeram a discutir iniciativa conjunta voltada para ampliar o financiamento climático disponível para países em desenvolvimento, no marco do aniversário de 10 anos do Acordo de Paris.
O presidente Lula aceitou convite do presidente Macron para realizar visita de Estado à França, nos dias 6 e 7 de junho próximo, bem como confirmou presença na Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos, que terá lugar em Nice, nos dias 8 e 9 de junho.